Nesse ano de 2014 completou-se o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, no dia 28 de Julho. Como o blog não existia nesse período ainda, mas o assunto é de extrema importância, decidi dedicar o dia de hoje para esse assunto.
O Brasil inicialmente não participou da Primeira Guerra, manteve uma posição neutra ratificada na Convenção de Haia, mas isso iria mudar mais tarde. O país escolheu manter-se neutro principalmente para que o seu comércio com o mercado externo não se restringisse, principalmente a exportação de café, que era o seu principal produto na época.
Durante os primeiros anos de guerra o país não sofreria nenhum tipo de ataque, exceto o afundamento do navio Rio Branco, que estava em águas restritas, à serviço inglês e com a maior parte de sua tripulação sendo norueguesa, portanto nada poderia ser feito à respeito. Esse ataque ocorreu em 3 de maio de 1916.
Como visto anteriormente o Brasil baseava seu comércio exterior no café, quase que exclusivamente. E durante esse período, com o café sendo considerado um "produto supérfluo", teve o seu mercado severamente restringido, o que causaria uma crise econômica e social por aqui. Em 1917 com o bloqueio alemão e com a proibição da importação de café pela Inglaterra, essa crise só viria a se acentuar.
À partir daí as coisas só foram ladeira abaixo. Em 5 de maio de 1917, um submarino alemão torpedearia o vapor brasileiro Paraná, que navegava perto da França e sob as exigências feitas a países neutros. Esse ataque culminou em duas coisas: a morte de três brasileiros e a revolta do povo.
Em 11 de Abril de 1917 o Brasil romperia relações diplomáticas com a bloco germânico. Em 20 de Maio navio Tijuca também seria torpedeado por submarinos alemães perto da França. Em seguida o Brasil apreenderia 42 navios alemães e os adicionaria a sua frota.Em 27 de julho submarinos alemães atacariam outro navio brasileiro, o Lapa. Em 18 de outubro eles atacariam outro navio mercante, chamado Macau.
Não dava mais pra ignorar a situação. As coisas estavam caminhando rápido para um conflito direto. Em 26 de Outubro de 1917 o Brasil declararia oficialmente guerra à aliança germânica. As primeiras medidas foram abrir os portos brasileiros às nações aliadas e começar o patrulhamento do Atântico Sul.
Em seguida a Divisão Naval em Operações de Guerra acabou sendo incorporada à brigada britânica. O governo brasileiro também enviou uma divisão médica para a Europa, oficiais para se juntar ao exército francês e aviadores para se juntar à Força Aérea Real da Inglaterra, assim como enviou uma parte de sua esquadra para combater os submarinos germânicos.
A participação brasileira na guerra, como podemos ver, foi tardia e também não foi muito grande, mas foi o único país da América Latina a participar e foi uma participação importante que não pode ser diminuída de jeito nenhum. O objetivo desse post não é explicar os pormenores da participação brasileira, mas apenas dar um panorama geral de como foi que ela aconteceu. E também é um apelo para que conheçamos melhor a nossa história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário