quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Lembrai, lembrai o 5 de Novembro

Um tema pouco conhecido fora da Inglaterra antes do lançamento do quadrinho V de Vingança e posteriormente do filme, foi a conspiração da pólvora, hoje ele é um assunto bem conhecido. O artigo de hoje é sobre ele, que hoje completa 409 anos.

O objetivo da conspiração da pólvora era muito simples: explodir a Câmara dos Lordes, que é a câmara alta do parlamento inglês composta por membros do alto clero da igreja anglicana e nobreza. Mas por que eles queriam explodi-la? Muito simples: eles queriam matar o rei Jaime I, que era à favor da Igreja Anglicana, enquanto os conspiradores eram católicos.



Vamos um pouco de background pra entender tudo isso: Nesse período a Inglaterra já havia rompido com a Igreja Católica e a Igreja Anglicana era a responsável pelo cristianismo no país. O Rei Jaime I se recusava a ceder direitos iguais para os católicos. O estopim para essa conspiração foi quando a filha de Jaime I, a Princesa Isabel (não a nossa obviamente) de apenas 9 anos, fora nomeada para chefe de estado católica.

Os conspiradores eram:  Robert WinterChristopher WrightThomas PercyJohn WrightAmbrose RokewoodRobert Keyes, Sir Everard DigbyFrancis Tresham e Thomas Bates Ué, mas e o famigerado Guy Fawkes? Ora, ele era o responsável pelos explosivos.


Foram colocados 36 barris de pólvoras embaixo do Parlamento, preparados para explodir. Para que inocentes e defensores da causa católica não fossem feito vítimas da explosão, enviaram diversos avisos para que eles ficassem longe do local, um desses avisos chegou aos ouvidos do Rei por uma denúncia anônima. Guy Fawkes foi pego em flagrante, preso e torturado, assim revelaria o nome dos outros conspiradores, que mesmo fugidos foram pegos ou mortos já na tentativa, os sobreviventes foram condenados à morte.



No quadrinho e filme V de Vingança, o protagonista usa uma máscara de Guy Fawkes e tem como objetivo também explodir o Parlamento e derrubar a ditadura que fora instaurada na Inglaterra. Apesar de motivações e até objetivos diferentes, o símbolo era o mesmo. A máscara de Guy Fawkes e sua figura também foi tomada pelo grupo de hackers Anonymous e também nas manifestações aqui no Brasil em 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário